domingo, 13 de março de 2011

Manifestação de 12 de Março de 2011 e agora Sócrates?

Pois é...
A manifestação da Geração à Rasca foi segundo o meu ponto de vista um sucesso.
Estivemos mais de 250 000 a 300 000 manifestantes em Lisboa, Porto e afins.


A manifestação reúniu desde a "Geração do 25 e Abril", "Geração Rasca", "Geração à Rasca" e mais uma séries de gerações as quais não sei o seu nome. O que interessa é que havia pessoas desde poucos meses até aos 80 anos de idade.
Tudo decorreu às mil maravilhas, a mobilização foi enorme, os maifestantes foram ordeiros e não houve conflitos.

É claro que logo apareceram algumas sanguessugas fácilmente identificaveis com um ou outro grupo partidário, mas era inevitavel e além disso não foram exuberantes nas suas posições.



Aquilo que questiono é o seguinte,:
- Tivémos uma enorme capacidade de mobilização, demonstrámos que não somos Rascas, mas sim estamos como a maioria do país, à rasca, não causámos distúrbios, não entrámos em desordem nem violência e agora?
Ao que me parece os "Media" não deram o relevo merecido a este evento... Se fosse o festejo do título do SLB, ou a passagem a uma final de futebol da nossa Seleção seria um alarido que nem vos digo. Todavia, como foi uma mobilização que pode assumir e assumirá um papel importante na nossa sociedade... Enfim, continuo a achar que temos aquilo que merecemos. Politicos corruptos, uma sociedade apática e uma Comunicação Social que se serve dos eventos/acontecimentos a seu belo prazer.
Continuo a aguardar pela reacção do Primeiro Ministro à Manifestação. Tanto quanto me dei conta ainda não se manifestou (ou estarei distraído?).
Quero acreditar que isto vai mudar. Ontem pode ter sido o primeiro passo, senti-me "empurrado" pelas músicas e pelo hino nacional que o povo e também os animadores cantavam. Não houve insultos, o nome mais visado foi tal como seria esperado o do "Inginheiro Sócrates" ainda assim sem recorrer a asneiras.
O povo manifestou-se, aguardamos pela reacção e acção da classe politica.
Ontem todos fomos correctos e ordeiros, se não houverem alterações a próxima manifestação poderá subir de tom nas acções acções a tomar. Violência nunca foi solução para os problemas, mas quer-me parecer (oxalá esteja errado) que isto só lá vai com algumas "pauladas". espero bem que esteja enganado...

Deixo-vos algumas das palavras de ordem que mais ouvi e cantei na manifestação (algumas delas oriundas de outros tempos):
- O povo unido jamais será vencido!
- O povo calado será sempre enganado!
- O povo está na rua, a luta continua!
- E o povo, pá?
- As inevitáveis músicas dos Homens da Luta,  Fernando Tordo, Vitorino, Rui Veloso, Blasted Mechanism, Kumpania Algazarra, etc, etc...

Agora aguardo com serenidade a próxima convocatória para outra manifestação.

Esta semana parece-me que rolarão cabeças... Foi a pressão da Manif, mas principalmente porque na próxima segunda-feira (amanha) começará a greve dos camionistas e aí meus senhores não há margem de manobra. Eles (camionistas) não brincam e param o país em poucos dias, aliás como pudemos constatar no Verão de 2008.
Se isto só lá vai assim...

E o povo pá? E o povo pá? O povo quer um governo novo!

Acordem pra vida!
Bem haja!

Sem comentários:

Enviar um comentário